domingo, 8 de novembro de 2009

As crianças sofrem

 Essa dica vem do Gobo, que de barcelona vem acompanhando o que acontece em nossa city. Tudo bem que o show foi ontem mas nada impede de vc visitar o my space desse pessoal.  Interessante o manifesto dos experimentalistas Clilindrina´s Bullyng:

As crianças sofrem

Cada geração delas carrega algum tipo de fardo nas costas.

Antes, eram lançadas sob as rodas das carruagens dos senhores – que as atropelavam em plena lama, onde deveriam enfim jazer.

Ou vagavam, mínimas, pelas vilas. Mini-adultos errantes, em algum momento escolhiam casa para ficar – quando havia.

Ou, em outro tempo e lugar, eram tidas como máquinas de matar em potencial. Bastava azeitar as instâncias educativas. A razão de existir de sucessões de pequerruchos era alcançar um estranho cume moral: um em muitíssimos conseguiria ser imbatível como Ulisses. Ou melhor, Chuck Norris.

(Os que apresentavam algum tipo de incapacidade eram logo cedo descartados, arremessados barranco abaixo – “defeito de fabricação: aqui, não!”.)

Hoje as crianças estão encalacradas. A batalha é outra. Escola, TV (em média, uma exposição diária de 4 hs 51 min 19 seg, afirma pesquisa de 2006 do IBGE) , MTV (um capítulo à parte), sexo na cabeça, obsessão com o corpo e a saúde (seja para mantê-los, seja para destruí-los), vivência urbana tão estrita que leva à incapacidade de discernir entre tipos de legumes, aguda capacidade de discernir marcas de celulares e pacotes de doritos com diferentes sabores industrialmente induzidos, escolas alternativas, escolas estatais, seqüestros-relâmpago, crack, redução da maioridade penal.

Idiotismo e infantilismo adultos.

Da convivência prolongada entre os enfantes em nosso tempo nasceu o fenômeno bullying, manifestação material de tortura psíquica, advinda de mecanismos específicos do universo infanto-juvenil. Com o passar dos tempos, a maturação e envelhecimento dos sujeitos, o bullying conduz à competitividade, empreendedorismo, frustração sexual, conservadorismo político e barbárie econômica, além de levar ao inexplicável hábito de leitura periódica da revista “Veja”.

Aviso: nem toda a ginástica laboral existente resolve os sintomas.

Aviso 2: há coisas que escapam às psicólogas, pedagogas, assistentes sociais, coordenadoras, supervisoras, diretoras, orientadoras.

A intenção deste espaço é problematizar o fenômeno bullying, a partir de um dos estudos de caso mais famosos na literatura científica: o da personagem Chiquinha, do seriado televisivo mexicano “Chaves”. Esperamos contribuir para a pesquisa sobre o tema, visando a maior esclarecimento sobre o fenômeno e consequente destruição das algemas que a humanidade insiste em construir para si mesma.









Visite:
La Carne(sp) www.myspace.com/llacarne
Pak(sp) www.myspace.com/popstarsacidkiller
Chillindrina Bllyng's www.myspace.com/chilindrinasbullyng
Apicultores Clandestinos www.myspace.com/apicultoresclandestinos

Nenhum comentário: